Um canto para leitura e reflexão

VEM PRA RUA

Vem pra rua

Movidos pelo refrão de uma canção popular, criada como trilha sonora para propaganda de uma montadora, que diz: “vem pra rua, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil”, em uma referência direta aos campos de futebol, milhares de brasileiros foram às ruas, em todas as capitais e em várias cidades, para protestar contra a corrupção, a falta de educação, saúde e segurança na sociedade brasileira. O interessante é que estes movimentos estão acontecendo sem bandeira partidária política. Em algumas situações houve quebra-quebra e vandalismo, mas no geral tem sido um protesto legítimo e pacífico de um povo que se sente enganado por uma classe política que parece não ver limites em suas decisões. Ao ver tudo isto acontecendo, lembrei o pedido de oração: “Que o Brasil seja livre da corrupção e o Piauí da idolatria”, que figura na lista de oração de nossa igreja desde o início do ano. Não tive como não me perguntar: será o início da resposta de Deus às nossas orações?

A corrupção é um vírus em nosso país. E a falta caráter dos que lidam com a coisa pública, bem como uma total ausência de definição do que seja prioritário para o bem estar social, são brechas para que este vírus se espalhe. Há uma verdadeira inversão de valores e a aplicação da máxima antiga: “dê ao povo pão e circo”. Estima-se, por exemplo, que os gastos com os doze estádios da copa ultrapassem 8,5 bilhões de reais. Só o estádio Mané Garrincha, em Brasília, tem um gasto estimado em 1,2 bilhões de reais, tornando-se um dos estádios mais caros na história das copas do mundo. O custo total da copa 2014 será algo em torno de 28 bilhões de reais. Ora, tanto dinheiro empregado em obras que serão utilizadas pouquíssimas vezes, em um país deficiente em saúde, educação, segurança, e onde um trabalhador ganha R$ 678,00 por mês, é ou não é uma completa inversão de valores? Isto é ou não é um ato de tremenda injustiça social? Aqui cabe bem a palavra do Senhor através do profeta Isaías: “Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva” (Is 1.16,17).

Assim como o povo brasileiro tem sido conclamado a ir às ruas protestar contra as mazelas sociais, nós também temos conclamado nosso povo, não só a ir às ruas neste protesto de civilidade, mas também a proclamar que só Jesus transforma. Estamos às portas da Mega Operação “Jesus Transforma”, a Trans 2013. Milhares de brasileiros estarão chegando a nossa terra para proclamar o evangelho de Cristo. Esta é a mobilização mais importante, da qual você não pode ficar de fora. O evangelho proclamado trará salvação, fará de homens carnais, homens espirituais, de homens impuros, homens puros, de homens injustos, homens justos. Mais importante do que ir às ruas por um Brasil melhor, é ir às ruas pelo evangelho de Cristo. “Ide, fazei discípulos”, é a ordem de Jesus. Vem pra rua, porque a rua é o maior campo missionário da igreja.

Pr Gilvan Barbosa

Deixe um comentário

Nuvem de tags