Um canto para leitura e reflexão

Troque o Papai Noel pelo Papai do Céu

Atribui-se a frase “uma mentira mil vezes repetida se torna uma verdade autenticada” a Joseph Goebbels, ministro das comunicações do regime nazista. A ideia de Goebbels era repetir os princípios do nazismo tantas vezes, em uma espécie de lavagem cerebral, que o povo os incorporasse como verdades absolutas. Após tantos anos da queda do nazismo, e dos malefícios que este regime totalitário trouxe à humanidade, a filosofia de Goebbels é experimentada no mundo atual em relação ao Natal. De tanto se divulgar a ideia do Natal como uma festa do Papai Noel, de tanto visualizarmos sua imagem, de ouvirmos músicas, de participarmos de festas, de sermos estimulados a dar presentes, porque o bom velhinho assim ao fazia, o mito, a mentira, tornou-se uma “verdade” autenticada. Muitas crianças não sabem mais que Natal é o nascimento de Cristo. Papai Noel tornou-se mais popular, na festa de Cristo, que o próprio Cristo. A consequência natural é que o Natal deste mundo não é o Natal Bíblico. O Natal de nossa sociedade não é o Natal de Jesus. O Natal do mundo ao nosso redor não é cristão.

O Natal bíblico e cristão, verdadeiro e da verdade, foi aquele que experimentaram os pastores, na noite em que Jesus nasceu (Lc 2.8-20). Eles guardavam seus rebanhos no campo e receberam o anúncio do nascimento de Jesus por um anjo. O anjo lhes disse que aquela notícia era uma boa nova para todos os povos. Eles largaram os rebanhos no campo e foram ver a “boa nova” concretamente. Quando encontraram o menino, não só anunciaram a todos, mas também glorificaram a Deus.

Natal a é isto: um encontro de glorificação a Deus pelo nascimento de Jesus. Natal é um “ir apressadamente” a Jesus. Natal é Jesus no centro; no centro da festa, no centro da vida, no centro da família. Natal sem Jesus é festa pagã. E é isto que estamos oferecendo a nossos filhos, uma festa pagã. Colocamos a figura de Papai Noel no centro e tiramos Jesus. Oferecemos presentes uns aos outros e não oferecemos nada a Jesus. Agradecemos aos homens, mas esquecemos de agradecer a Deus por Jesus. Lembramos o trenó e esquecemos a manjedoura. De fato, devemos olhar a manjedoura e contemplar a cruz, pois foi para isto que Jesus veio. Sem Natal não teríamos esperança e não poderíamos ser salvos.

Diante do exposto, como crentes em Cristo Jesus, precisamos tomar algumas atitudes:

  1. Reúna a família e agradeça a Deus a salvação em Cristo Jesus, isto é o Natal;
  2. Relembre a seus filhos a história do nascimento de Jesus, explique porquê Jesus nasceu, mostre-lhes o grande amor de Deus para conosco;
  3. Retire de sua casa a figura do Papai Noel, não deixe que seus filhos vivam uma mentira como se fosse verdade;
  4. Partilhe com as pessoas ao seu redor trechos dos evangelhos que contam a história do Natal;
  5. Tenha, durante as comemorações do Natal, uma atitude de gratidão a Deus pelo nascimento de Jesus, e faça uma renovação de compromisso e fidelidade ao Senhor. Se Ele “não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2.6-8), não podemos fazer menos, ou podemos?
  6. Por último, lembre-se da recomendação bíblica: “pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros” (Ef 4.25). Este deve ser um compromisso meu e seu. Papai Noel como sinônimo de Natal é uma mentira.

 Diga a todos: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9.6). Proclame como o anjo aos pastores: “Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11)

 Pr Gilvan Barbosa

Anúncios

Comentários em: "TROQUE O PAPAI NOEL PELO PAPAI DO CÉU" (1)

  1. Pr. Gilvan,como sempre muito sábio.Lindas palavras, verdade que precisa ser pregada em muitos púlpitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: