Um canto para leitura e reflexão

000bi

Nos dias da última copa do mundo de futebol lemos e ouvirmos muitas e muitas vezes a expressão “padrão FIFA”. A expressão era uma alusão aos padrões de exigências da FIFA para os estádios de futebol e o aparato para a realização da copa no Brasil.

Sendo hoje o dia dos pais, gostaria de falar-lhes sobre pai padrão bíblia. Se o “padrão FIFA” era uma referência à excelência, o “padrão bíblia” diz de pais que fazem dos valores e princípios bíblicos a referência para a paternidade.

Olhando os dados de referência aos pais no Brasil, percebemos que estamos longe do padrão bíblico. Segundo o UNICEF a cada hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelos pais.  O mesmo UNICEF criou um aplicativo denominada “Proteja Brasil”, com o objetivo de facilitar as denúncias de violência contra as crianças no Brasil. Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, só no primeiro semestre deste ano, foram registradas cinquenta mil denúncias de agressões, uma média de duzentas e setenta e uma por dia, quase onze por hora. Infelizmente a maioria absoluta destas violências ocorrem dentro de casa, por alguém da família.

O que fazer, então, para mudar este quadro caótico, que mancha profundamente a figura da paternidade e da família? Como ser, ou o que é um “pai padrão bíblia”?

Cremos que a única maneira de reverter esta triste situação, e ter um pai padrão bíblia no lar, é colocar a Palavra de Deus dentro de casa, na vida dos que constituem a família. Cremos assim, porque a Palavra de Deus é “divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”, fazendo com que “o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tm 3.16,17). E só a Palavra de Deus “é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê” (Rm 1.16).

Vejamos, então, o que é um “pai padrão Bíblia”:

Um pai padrão Bíblia tem a Palavra de Deus como “lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho” (Sl 119.105). Não adianta querer passar ensinos bíblicos à família e aos filhos, se estes ensinos não são vividos e seguidos por você. 

Um pai padrão Bíblia preocupa-se com a vida espiritual de seus filhos e os coloca diante de Deus diariamente (Jó 1.5).

Um pai padrão Bíblia abençoa seus filhos, desejando que a graça e a bênção de Deus os alcance (Hb 11.20,21). 

Um pai padrão Bíblia ensina a Palavra a seus filhos em casa, andando com eles, assentado com eles e mesmo ao deitar e ao levantar (Dt 6.7).

Mas, também, um pai padrão Bíblia saberá perdoar o filho e restituir-lhe ao convívio familiar, quando, por algum motivo, se afastar do caminho ensinado pelo pai (Lc 15.11-24)

Um pai que segue os padrões da Bíblia promoverá a reconciliação entre os filhos, quando estes se desentenderem e brigarem (Lc 15.25-32).

Um pai padrão Bíblia disciplinará seu filho segundo os parâmetros da Palavra de Deus (Ef 6.4). Filho sem disciplina será um homem sem limites.

Um pai padrão Bíblia fará da salvação de seus filhos a prioridade de sua vida, pois entende a vida de Jesus foi dada na cruz com este objetivo. Se Jesus morreu na cruz para salvar seus filhos, haverá algo grande demais para você que é pai realizar para que a salvação deles?

Agora pare um pouco. Leia novamente os oito itens apresentados acima como princípios caracterizadores de um pai padrão Bíblia. Avalie-se. Em uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), onde 10 é o valor maior, qual sua nota como pai cristão? Qual sua nota como “pai padrão Bíblia”?

Que neste dia dos pais você faça um compromisso, um alvo de fé, de ser um pai padrão Bíblia!

Pr Gilvan Barbosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: